quinta-feira, 10 de junho de 2010

Roma, a quebrada fechada.

Local: Barraco 1 - Casa da namorada do ativista.
Personagens: Ativista, Namorada e depois Bandida
(Barulhos de helicópteros. Após o casal terem transado. Liga a televisão matéria do Feriado Decretado pelo poder paralelo)
ATIVISTA – Como que eu vou descer?
NAMORADA – Você vai ficar aqui! A favela ta em guerra.
ATIVISTA – Eu vou ter que ir mesmo assim. Me compromete de levar os alunos na universidade. É importante pra eles.
NAMORADA – Fica comigo. Estamos sozinhos. Um dia que você faltar não vai fazer diferença. Liga lá e avisa.
ATIVISTA – Não posso. Eu que agendei ônibus.
NAMORADA – Eles não vão deixar vocês saírem.
ATIVISTA – A gente vai se encontrar na ONG. Lá embaixo ta tranqüilo. Ninguém é bandido, não temos arma, nem drogas, o que eles podem fazer? E o meu direito de ir e vir?
NAMORADA – Que direito! Você sabe que não funciona.
(Entra a Bandida está armada com fuzil)
BANDIDA (chama a irmã de canto e fala baixinho) Você tem um absolvente pra me emprestar?
NAMORADA – Em cima da pia do banheiro tem um, pode pegar.
(Bandida se dirige até o banheiro)
ATIVISTA (arrumando sua mochila) Onde está aquele livro do Malcon X?
NAMORADA – (apontando para o banheiro) Ela pediu dá olhar, não sei onde pôs.
ATIVISTA – Depois você me dá.
NAMORADA – Relaxa.Senta aí. Você quer um café?
BANDIDA (voltando) – Tá tudo bem?
NAMORDA – Tudo bem. Fique esperta. Deu até na televisão.
BANDIDA – A repercussão foi maior do que esperávamos. Agora é guerra! Estamos mais armados do que os vermes. Se subir vai cair. A favela ta fechada ninguém entre e ninguém sai.
(Namorada olha de lado para o Ativista)
ATIVISTA – E aquele espaço que te falei pra construir a biblioteca comunitária?
BANDIDA – Depois a gente fala sobre isso. (sai)
ATIVISTA – Tchau!
NAMORADA – Deixa de ser teimoso. Vem cá me dá um beijo (beijam-se. A cena se fecha)

por: EMERSON ALCALDE

Sem comentários:

Enviar um comentário